segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mobilização Neural X Alongamento Muscular

Estudo publicado na Fisioterapia e Movimento realizou uma comparação entre a mobilização neural (MN) e o alongamento muscular em pacientes portadores de lombalgia crônica. Segundo os resultados ambos as técnicas obtiveram resultados significativos na melhora da dor, da flexibilidade e das atividades funcionais.
Os autores do trabalho concluem que ambos os recursos terapêuticos foram eficazes, mas a mobilização neural apresentou resultados mais significativos. Cuidado com este tipo de conclusão, se não houve diferença estatística, não há relevância clínica, ou seja, não existe diferença nos resultados e não há resultados mais expressivos. A análise estatística serve para demonstrar a diferença entre os dois procedimentos, se na análise não ocorreu diferença estatisticamente significativa, o efeito de ambos são rigorosamente iguais. Um outro ponto importante é que o estudo não usou um grupo controle, por isso quem garante que se as pessoas durante estas 20 sessões não tivessem feito nada, também não iriam melhorar?
Fiquem de olho nas referências do trabalho, não é uma boa estratégia usar LIVRO como referência, o correto é usar artigos de boa qualidade metodológica.