quinta-feira, 14 de julho de 2011

Confiabilidade da Medida de ADM do Tornozelo

A medida da amplitude de movimento é um recurso importante na avaliação de um paciente em tratamento fisioterápico. Por isso é fundamental analisar, dentre as técnicas conhecidas, qual a confiabilidade das medidas, quando repetidas pelo mesmo avaliador (confiabilidade intra-examinador) e quando realizado por diferentes avaliadores (confiabilidade interexaminador).
Os dois métodos apresentados abaixo para avaliação da ADM do tornozelo são a goniometria através de um goniômetro universal, e o método de mensuração funcional proposto por Bennel et al (1998).


Venturini C (2006) realizou um estudo que avaliasse a confiabilidade justamente destes dois métodos, e encontrou que a confiabilidade da avaliação funcional é superior ao goniometro universal, tanto com o mesmo avaliador quanto com avaliadores diferentes, o que sugere que este método é mais confiável para a aplicação clínica. Os resultados apontaram de baixa a moderada confiabilidade das medidas intra e interexaminadores para a goniometria.


O texto completo explica como realizar a medida pelo método funcional.(Link)