segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Telessaúde UERJ


Visite o site Telessaúde da UERJ, você encontrará cursos de atualização e palestras interessantes tudo gratuitamente. http://www.telessauderj.uerj.br/

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Core Stability

O que é mais efetivo?

Qual exercício é mais efetivo na reabilitação de portadores de dor lombar crônica não-específica?
Sabemos que o exercício supervisionado é efetivo no tratamento da dor lombar crônica, porém ainda não sabemos qual tipo é o mais efetivo (STANDAERT,2008 - MACEDO,2009).

"Sabe-se o que fazer, mas não sabemos como fazer"

Tentando descobrir como fazer, Tondel et. al. (2010) realizaram um trabalho que tinha o objetivo de comparar a eficiência de 3 técnicas de exercícios para a reabilitação de pacientes com dor lombar crônica:
  • Motor Control Exercises (Estabilização);
  • Sling Exercise (Intervenção baseada no controle da coluna enquanto o paciente é suspenso);
  • Exercícios Gerais (Funcionaou como grupo controle).
Foram recrutados 109 pacientes divididos em 3 grupos que realizaram os exercícios durante 8 semanas uma vez por semana, e foram acompanhados durante 1 ano.

A)-Motor Control Exercises - B)- Sling Exercise - C)- Exercícios Gerais
Resultados

Foram avaliados a intensidade da dor, o Index Owestry Disability e Finger-to-floor distance (Testes funcionais). Para ambos os grupos houve diferença significativa do inicio ao pós-tratamento e após um ano, porém não houve diferença entre os grupos.

O estudo revela que não houve diferença entre o grupo que realizou exercícios gerais (grupo controle) quando comparado com os grupos que realizaram exercícios específicos, ou seja  a dúvida permanece. É importante uma avaliação criteriosa para a execução de um programa realmente efetivo, o que dá certo com um paciente pode não dar com outro. Diversas pesquisas mostram resultados bem mais significativos no grupo que realiza os exercícios de estabilização, que requerem uma progressão que não foi respeitada neste estudo. Por isso sugiro acompanhar esta discussão, pois trarei vários outros estudos e convido-os para um debate. Poste seu comentário ou sugira um trabalho.

Texto Completo - CLIQUE AQUI

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Core Stabilization e Abdominais

Os exercícios abdominais com os joelhos dobrados e as mão cruzadas na cabeça são exercícios praticados pelas forças armadas já a muito tempo. Evidências mostram que estes exercícios podem causar lesões principalmente na lombar, por aumentarem a carga que esta região esta sujeita causada pela tração dos flexores do quadril e a falta de estabilização vertebral decorrente da fraqueza e atraso da ativação motora dos músculos considerados estabilizadores da coluna (tranverso do abdómen e multifídeos).
(MC GILL,1995; RICHARDSON,1997).

Estudo publicado na Physical Therapy avaliou se os exercícios de estabilização (Core Stabilization) comparado com os exercícios tradicionais influenciariam na incidência de lesões músculo-esqueléticas e na quantidade de dias de afastamento. O estudo concluiu que não houve diferenças significativas entre os dois tipos de exercícios na incidência de lesões e nos dias de afastamento, porém o grupo que realizou os exercícios de estabilização tiveram menos dias de afastamento em comparação com o outro grupo (4.2 contra 8.3). Os autores mostram que esta diferença também não foi significativa estatisticamente.

Texto Completo - CLIQUE AQUI

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Osteoartrite e Joelheira

Artigo publicado na Revista Brasileira de Reumatologia "teve como objetivo investigar a eficácia imediata da joelheira elástica na dor e na capacidade funcional em indivíduos portadores de OA nos joelhos, visando à sua importância clínica como coadjuvante durante a realização do tratamento baseado em exercícios". O interessante na metodologia do estudo é que o avaliador era "cego", o que diminuiria a tendenciosidade dos resultados.
O estudo recrutou 80 voluntários que usaram a joelheira durante determinados testes funcionais. A escolha do tamanho da joelheira foi definida pela circunferência do joelho: tamanho P de 32 a 35 cm, M de 35 a 39 cm e G de 39 a 44 cm. Os testes utilizados foram Stair Climb Power Test (SCPT), Timed Up and Go (TUG) e Caminhada de 8 Metros (C8M), além da escala visual analógica (EVA) para avaliar a intensidade da dor. Os testes foram realizados com e sem joelheira; a ordem e a presença ou ausência das joelheiras durante os testes foram randomizadas.
Os resultados mostraram diferenças significativas na EVA durante o teste SCPT, no tempo dos testes C8M e TUG na comparação dos grupos com e sem joelheira.
Existem evidências que o uso de joelheiras aumentam o senso de posição articular, favorecendo o equilíbrio estático e dinâmico do joelho, aumentando com isso a segurança do usuário (POWERS,2004), este estudo confirma estes achados e coloca a joelheira como mais uma terapia no alívio da dor e na melhora da capacidade funcional nos pacientes com osteoartrite e outras disfunções articulares.
LEMBREM-SE: A JOELHEIRA É APENAS MAIS UMA TERAPIA, NÃO SUBSTITUI A REABILITAÇÃO ATRAVÉS DOS EXERCÍCIOS DE FORÇA E FLEXIBILIDADE.
Texto Completo - CLIQUE AQUI

sábado, 22 de outubro de 2011

EMG - Isquiotibiais e Quadriceps na DAJ

A dor anterior de joelho (DAJ), é uma entidade multifatorial comum em jovens ativos. Alguns autores relatam que a principal causa é o mau-alinhamento da patela (POWERS,1998 - CLELAND,2002) e o atraso na ativação dos músculos estabilizadores (Vasto medial VM e lateral VL) a principal causa deste desalinhamento (VOIGHT,1991 - WITVROUW,1996 - COWAN,2001). O desequilíbrio entre as porções lateral e medial dos isquiotibiais (ITB) poderiam também gerar uma rotação da tíbia e causar a DAJ, por isso os autores do estudo (PATIL,2011) propuseram fazer um estudo do desequilíbrio dos ITB através da eletromiografia (EMG). Para isso foram recrutados 37 pacientes jovens e divididos em 2 grupos, sem dor e com DAJ, e o padrão de ativação dos ITB e Quadriceps foram avaliados.
Não houve diferença significativa entre os estabilizadores da patela (VM e VL), mas houve diferença entre as porções medial e lateral dos ITB, com a porção lateral sendo ativada mais cedo que a porção medial. Segundo os autores este atraso causaria uma rotação lateral excessiva o que levaria a um mau alinhamento patelar e consequentemente DAJ.
Este estudo, apesar de suas limitações, mostra que devemos avaliar a flexibilidade, força e padrão de ativação dos ITB em pacientes com DAJ.

Fonte:
Patil, S., et al.,2010, "An electromyographic exploratory study comparing the difference in the onset of hamstring and quadriceps contraction in patients with anterior knee pain". Knee, 2010.

Próximo- Avaliação e Tratamento da DAJ

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Desalinhamento Patelar

O desalinhamento patelar é uma das muitas causas de desordens no mecanismo extensor do joelho. Diversos fatores são causadores deste desalinhamento e diversos testes são propostos para quantificar estes desalinhamentos. Os principais testes são:

(1)- Ângulo-A: Formado pela intersecção de duas linhas; linha que divide a patela em duas metades e a linha entre o polo inferior e o tubérculo da tíbia;  
Ângulo-A
  
(2)- Ângulo-Q: Formado pela linha que liga a espinha ilíaca ântero-superior (EIAS) e o centro da patela, e a linha do centro da patela à tuberosidade da tíbia;


Ânuglo-Q

(3)- Lateral patellar glide: É a relação da distância do centro da patela à face medial e lateral;
Patellar Glide
(4)- Patellar Tilt: É a relação da faceta medial da patela e a faceta lateral. O desalinhamento mostra uma proeminência da faceta lateral;
Patellar Tilt
(5)- Rotação Interna e Externa da patela:
RI e RE da Patela
(6)- Posição Anterior e Posterior: É demonstrada pela posição do polo inferior da patela durante a contração do quadríceps;
Posição Anterior_Posterior
Fonte: JOSPT - December (ARNO,1990)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Escola de Postura e MacKenzie

O objetivo do estudo é comparar duas técnicas no tratamento de dor lombar não específica: Escola de postura e Mackenzie. Foram avaliados 18 pacientes através da NRS, instrumento utilizado para avaliar a dor; Roland Morris Disability Questionnaire, para avaliar o desempenho funcional e o Flexímetro para avaliar a flexibilidade.
Ambos os tratamentos foram eficazes.
O artigo traz como anexo os programas utilizados. Vale a pena conferir.
ARTIGO COMPLETO

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Revista FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO

(1)- Alterações neuromusculares no quadril associadas a entorses de tornozelo: Revisão da literatura.
CLIQUE AQUI

(2)- Efeitos de diferentes exercícios físicos na marcha de idosos saudavéis: Revisão da literatura.
CLIQUE AQUI

(3)- Alterações posturais da coluna e instabilidade lombar no indivíduo obeso: uma revisão de literatura.
CLIQUE AQUI