A síndrome da dor patelofemural (SDPF) pode ser definida como uma dor anterior no joelho ou retropatelar, sendo agravada pelas atividades esportivas, subir e descer escadas, caminhar em terrenos inclinados, agachar e sentar por tempo prolongado.
Os fatores causadores da síndrome ainda não são bem estabelecidos, sendo que alguns autores citam as alterações biomecânicas do membro inferior como uma causa provável, e o desequilíbrio dinâmico entre os estabilizadores mediais (vasto medial obliquo - VMO) e os laterais (Vasto lateral obliquo e lateral longo - VLO e VLL) como a principal alteração. Esta teoria é confirmada por alguns estudos, mas não observada em outros.

Diante disto, o objetivo do estudo foi avaliar o tempo de reação reflexa (TRR) dos músculos VMO, VLL, VLM em indivíduos saudáveis e portadores da SDPF.
Os resultados do estudo mostram que VMO obliquo atinge o pico de ativação atrasado em relação aos estabilizadores laterais em ambos os grupos, não havendo diferença significativa. O estudo sugere que o TRR não pode servir como parâmetro para diferenciar os indivíduos portadores da SDPF, dos indivíduos saudáveis.
Lembrar que a amostra deste estudo era composta de individuos assintomaticos e que a SDPF é uma patologia de carater multifatorial.