Artigo publicado no número novo da FISIOTERAPIA EM MOVIMENTO, faz um levantamento sobre a frequência de disfunções sacro-ilíacas (DASI) em jovens com dor lombar. É sabido que as DASI podem ser as causas da dor lombar. Segundo este levantamento, na população estudada, 35% dos jovens tinham DASI, ou seja, suas dores lombares eram causadas na sacro-iliaca e não na região lombar. Este dado demonstra a importância de se investigar a presença das DASI nestas e outras populações com lombalgia. Para isto, diversos estudos tem sugerido 4 testes:
- Prova de Gaenslen;
- Compressão ilíaca;
- Thigh thrust;
- Compressão sacra.
A presença de dor em 3 destes testes, confirmam o diagnóstico de DASI. É um artigo interessante e possui uma bibliografia importante neste assunto (13,14 e 18), vale a pena dar uma olhada.
Outro dado importante e relevante, é que 100% dos jovens com DASI tinham encurtamento nos isquiotibiais. Esta disfunção gera alterações no ritmo lombopélvico que causa prejuízos na absorção de choques da articulação sacro-iliaca durante a marcha, o que por sua vez sobrecarregaria os discos intervertebrais da região lombar acarretando dor nesta região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário