O processo de envelhecimento causa alterações fisiológicas, morfológicas e funcionais, tornando o individuo mais susceptível a doenças que afetam a qualidade de vida do idoso. Diversos são os sistemas que sofrem danos com o tempo, entre eles podemos citar o sistema imune, o que faz com que o idoso tenha maior probabilidade de adquirir infecções, diminuição da resposta fisiológica aos tratamentos já iniciados, maior risco de doenças não transmissíveis como a diabetes, a aterosclerose e o câncer.
A pratica regular de atividade física tem demonstrado ser um importante recurso na diminuição dos efeitos do envelhecimento nos diversos sistemas fisiológicos. Especificamente no sistema imune, o exercício parece reduzir os níveis de mediadores pró-inflamatorio e aumentar os anti-inflamatórios promovendo uma proteção importante contra diversas doenças crônicas.
O artigo IMUNOSENESCÊNCIA E EXERCÍCIO FÍSICO, publicado na Educação Física em Revista, faz uma interessante revisão sobre a relação entre a pratica regular de atividade física e as respostas do sistema imunológico, mostrando importantes benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário