Artigo publicado no Journal of Electromyography and Kinesiology avaliou o efeito do uso do taping na cinemática, na atividade muscular através do EMG e na força dos músculos da cintura escapular em sujeitos com síndrome do impacto. Estudos tem mostrado que a função alterada do trapézio inferior e o serrátil anterior influencia os movimentos da escápula o que causa um movimento alterado do ombro e consequentemente aumenta o risco de aparecimento de problemas crônicos nesta articulação.
17 atletas do basquetebol com síndrome do impacto foram recrutados para o estudo. Todos os sujeitos receberam dois tipos de intervenção: um taping placebo e um taping que estimulava os músculos trapézio e serrátil anterior. As intervenções foram randomizadas e separadas um do outro por três dias. A avaliação da cinemática escapular, o nível de ativação e a força dos músculos foram avaliados durante a elevação do braço.
Segue abaixo a colocação do taping e o movimento do braço realizado durante a avaliação.
Os autores concluíram que o uso do Taping aumentou a atividade do trapézio inferior e o serrátil anterior durante o retorno da flexão do ombro entre 60º a 30º, o que sugere que o Taping pode ser utilizado no tratamento e prevenção de lesões crônicas do ombro.
Boa Tarde,
ResponderExcluirPoderia, por favor dizer qual é o título do artigo? Obrigado
The effects of taping on scapular kinematics and muscle performance in baseball players with shoulder impingement syndrome. Publicado na JEK 2009 e com acesso livre.
Excluirhttp://www.schoudernetwerk.nl/pdffiles/Kinesiotape.TrapAsc.Hsu.2009.pdf