O glúteo máximo (GMax) é um importante músculo do quadril, estendendo e rodando-o lateralmente. É ativo na aceleração do membro inferior durante a marcha ou a corrida. Já o glúteo médio (GMed) é dividido em 3 porções: anterior, média e posterior. A anterior e a média atuam na abdução. A anterior sozinha auxilia na flexão do quadril, roda medialmente e estabiliza a pelve quando as atividades requerem pequena base de suporte (agachamento unilateral). A porção posterior do músculo estende, abduz e roda lateralmente o quadril. Juntos, as três porções estabilizam a pelve durante a fase de apoio médio na marcha.
Disfunção no quadril, seja fraqueza dos músculos ou limitação na ADM, tem sido relatado como fator importante de disfunções na coluna lombar e nos membros inferiores. O fortalecimento destes dois músculos constituem numa importante ferramenta na reabilitação das disfunções de quadril, lombar e membros inferiores.
A pergunta é: QUAIS EXERCÍCIOS ATIVAM MAIS ESTES MÚSCULOS?
Reiman et al. (2012) publicou um estudo que procurou dar uma luz a essa pergunta, e seleciona os melhores exercícios de acordo com o nível de ativação medido na EMG.
GLÚTEO MÁXIMO:
a)- Baixo nível de ativação:
b)- Moderado nível de ativação:
c)- Alta ativação:
d)- Muito alto nível de ativação (acima de 60% da Contração Isométrica Voluntária Máxima)
GLÚTEO MÉDIO:
Não houve nenhum exercício avaliado que tivesse baixo nível de ativação.
a) Moderado nível de ativação:
FONTE: Reiman, MP et al.; A literature review of studies evaluating gluteus maximus and gluteus medius activation during rehabilitation exercises; Physiotherapy Theory and Practice, 28(4):257–268, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário