quarta-feira, 22 de julho de 2015

Discinesia Escapular

Discinesia  escapular são as alterações no posicionamento da escápula durante o movimento ou durante o repouso, e está associada a lesões do ombro, tais como síndrome do impacto, lesões do labro ou do manguito rotador. As causas são diversas, mas a alteração na ativação e coordenação dos músculos estabilizadores da escápula são as mais importantes. A fadiga muscular pode ocasionar estas alterações na ativação e coordenação dos músculos e é comum em esportes como o vôlei. 


Estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte os autores queriam avaliar se uma única sessão de treinamento influenciaria na prevalência de discinesia escapular em atletas de voleibol. Foram avaliadas 12 atletas do sexo feminino praticantes de voleibol que passaram por uma única avaliação, que consistiu primeiramente em uma anamnese para coleta de dados demográficos e histórico de lesões prévias e a avaliação da presença ou ausência de discinesia escapular. A presença foi graduada como "SIM" e a ausência como "NÃO", e avaliadas por dois avaliadores independentes.

A prevalência de discinesia escapular foi identificada em nove atletas na avaliação pré-treino (75%) e após a realização do treinamento, uma atleta que não apresentava alteração, passou a apresentar o padrão de discinesia, resultando na prevalência acumulada de 10 atletas (83%). Os resultados do estudo alertam para a necessidade de identificação precoce da discinesia para posterior intervenção preventiva e reabilitadora. O estudo mostra também que essa alteração pode aparecer mesmo após uma única sessão de treinamento em sujeitos que antes não apresentavam, o que leva a concluir que a identificação precoce deve levar em conta a intensidade do treino e a capacidade física do atleta para treinos de alta intensidade que levem à fadiga muscular.
FONTE: A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO NA DISCINESIA ESCAPULAR EM JOGADORAS DE VOLEIBOL: UM ESTUDO PROSPECTIVO - Rev Bras Med Esporte – Vol. 21, No 3 – Mai/Jun, 2015




Nenhum comentário:

Postar um comentário