Série de exercícios dinâmicos para o tronco:
Estes dois programas de exercícios para tronco, um com exercícios estáticos e o outro dinâmicos, foram utilizados por um grupo de idosos, com a finalidade de observar seus efeitos em diversos parâmetros da marcha, como cadência, velocidade e comprimento do passo.
A queda, que é um problema importante neste grupo de sujeitos, tem uma relação direta com o equilíbrio ruim e uma marcha anormal. Os exercícios visam melhorar a força, flexibilidade dos membros inferiores e o equilíbrio estático e dinâmico, diminuindo a possibilidade de queda.
Os programa foram realizados 3 vezes por semana durante 12 semanas, e cada sessão demorava 30 minutos, divididos em fase de aquecimento, exercícios principais e fase de desaquecimento.
Os resultados são apresentados na tabela abaixo. Houve uma melhora em todos os parâmetros quando se compara os valores antes e depois do programa em ambos os grupos. Quando se comprara entre os grupos, o único parâmetro que mostrou diferença foi a velocidade da marcha. O grupo que realizou exercícios isométricos aumentarou mais a velocidade quando comparado com o programa de exercícios dinâmicos.
Estes achados são relevantes e auxiliam o Fisioterapeuta na elaboração e execução de um programa de exercícios que visem a prevenção de quedas em idosos com o risco aumentado. Pode inclusive mesclar os dois programas e com isso obter resultados ainda mais satisfatórios. Este também e mais um estudo que prova a eficiência da cinesioterapia na melhora de parâmetros importantes e com isso na melhora da capacidade funcional.
FONTE:The effects of isometric trunk exercises and dynamic trunk exercises on gait in elderly people - Nyeon-Jun Kim, PT et al. - J. Phys. T 1686 her. Sci. Vol. 27, No. 6, 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário