segunda-feira, 20 de julho de 2015

Prevenção de Lesões em Jogadores de Futebol

As lesões músculo-esqueléticas são intercorrências comuns no futebol, sendo que as lesões musculares representam cerca de 31% do total. As lesões dos isquiotibiais representam de 12 a 16% de todas as lesões relacionadas ao futebol. Prevenir estas lesões é um objetivo importante dos atletas e da equipe médica.
Revisão sistemática publicada na Revista Brasileira de Medicina do Esporte tem o objetivo de conhecer as evidências científicas sobre a eficácia de programas de exercício na prevenção de lesões dos isquiotibiais, em jogadores de futebol masculino. Foram selecionados 23 estudos, sendo que 5 estudos é que cumpriram todos os critérios de inclusão. O estudos envolveram cinco programas de exercício: força concêntrica e excêntrica; força excêntrica Nordic Hamstrings; The FIFA 11+; e elasticidade. Foram investigadas cinco variáveis: incidência de lesões, a incidência de novas lesões, a recorrência de lesões, a severidade das lesões e o risco de lesão.

Avaliando o quadro acima dos estudos selecionados, o programa de força concêntrica e excêntrica, comparativamente aos restantes, parece ser o mais eficaz na redução da incidência das lesões dos isquiotibiais. Já o programa de força excêntrica Nordic Hamstrings parece ser, de igual modo, eficiente na diminuição de incidência de novas lesões. Há evidências limitadas sobre estas conclusões.
FONTE: PROGRAMAS DE EXERCÍCIO NA PREVENÇÃO DE LESÕES EM JOGADORES DE FUTEBOL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA - Rev Bras Med Esporte – Vol. 21, No 3 – Mai/Jun, 2015

Nordic Hamstrings

Nenhum comentário:

Postar um comentário