TESTES ESPECIAIS

1)- TESTE DE EQUILÍBRIO UNIPODAL
O teste avalia o equilíbrio estático. O paciente coloca as mão na cintura e eleva uma das pernas com o joelho flexionado. O tempo que o paciente permanece nessa posição é registrado até o máximo de 30 segundos. O teste é repetido com a perna oposta. O teste é executado 3 vezes, com os olhos abertos e fechados e o valor da medida é a média das três medidas.
O examinador também pode usar o teste para interpretar as estratégias que o paciente faz para manter o equilíbrio, como flexão do joelho e pronação do pé.



2) - TUG - TIMED UP AND GO

O TUG é um teste funcional amplamente utilizado, principalmente na população idosa, que avalia a mobilidade funcional e o equilíbrio dinâmico, envolve potência, velocidade e agilidade em atividades que incluem levantar, caminhar e sentar. A manutenção da independência passa por uma mobilidade e equilíbrio normais.
O teste vai avaliar quanto tempo o sujeito leva para levantar de uma cadeira com altura entre 43 e 46 cm de altura, caminhar 3 metros, contornar um marcador e retornar à cadeira e sentar-se. O avaliador procura incentivar o avaliado a andar na maior velocidade possível. Lembrando que o avaliado pode usar um dispositivo auxiliar de marcha, como uma bengala, durante o teste. Quanto maior o tempo menor o desempenho.

Bischoff et al. consideram como normal a realização do teste em até 10 segundos; valores entre 11-20 segundos indica idosos com deficiência ou frágeis, com independência parcial e com baixo risco de quedas; tempos acima de 20 segundos indica um idoso com risco maior de quedas decorrentes de uma importante deficiência na mobilidade e no equilíbrio. Considera-se também que idosos que executam o TUG em um tempo maior que 14 segundos apresentam alto risco de quedas.
A dupla tarefa, que pode ser  pode ser definida como o ato de realizar uma atividade primária, para a qual é destinado o maior foco da atenção, incorporada a uma segunda atividade executada ao mesmo tempo, aumentam o risco de quedas uma vez que as quedas geralmente acontecem quando duas ou mais tarefas se associam (Fatori, 2015). Para avaliar o desempenho em atividades de dupla tarefa, o TUG também pode ser utilizado em 9 diferentes versões:
  1. TUG normal, como citado anteriormente;
  2. TUG Manual 1: O avaliado realiza o TUG enquanto troca moedas entre os bolsos da calça;
  3. TUG manual 2: Realiza o TUG segurando um copo plástico contendo água;
  4. TUG Cognitivo 1: Realiza o teste enquanto diz a seguinte frase:  “Praticar atividade física faz bem para o corpo e mente”;
  5. TUG Cognitivo 2: Soletrar de trás pra frente os dias da semana;
  6. TUG Cognitivo 3: Soletrar na ordem crescente de 10 a 1;
  7. TUG Cognitivo 4: Memorizar as seguintes palavras:  tartaruga, bicicleta, árvore, cachorro, igreja e telefone, impressas em papel A4, ocupando a folha toda e mostradas no início do teste durante a execução do TUG;
  8. TUG Cognitivo 5: Repetir 5 palavras: pipa, rua, menino, boneca e menina;
  9. TUG Cognitivo 6: Repetir 5 números: 17, 4, 8, 11 e 20.


Um comentário: