quinta-feira, 7 de maio de 2009

Revisão Sistemática

Revisão é um resumo de todos os estudos publicados na literatura sobre um determinado assunto. A revisão sistemática é uma revisão planejada para responder determinada pergunta, que usa "métodos sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos, e para coletar e analisar os dados destes estudos incluídos na revisão", coletando o que tem de melhor na literatura especializada. Por isso na hierarquia das evidências cientificas, as revisões sistemáticas estão no topo da pirâmide, mostrando sua importância para a prática clínica e a pesquisa.

"Conhecer o processo de desenvolvimento de uma revisão sistemática pode auxiliar o leitor a compreender esse tipo de estudo. No entanto, o leitor tem de se preparar ainda para avaliar a qualidade da revisão sistemática17,18 e para selecionar o que interessa entre diferentes revisões sobre o mesmo tema19. É importante considerar como as conclusões desse tipo de estudo podem ser aplicadas na prática clínica, levando-se em conta o paciente e o contexto em que essa será implementada.
A publicação de estudos de revisão sistemática, bem como de outros que sintetizam resultados de pesquisa, é um passo para a prática baseada em evidência. Mas, para que isso ocorra de fato, torna-se necessária uma mudança de comportamento por parte dos profissionais da saúde. Essa mudança implica não só consumir a literatura disponibilizada, mas também levar essa informação para a prática clínica cotidiana. O objetivo final desse processo é melhorar a qualidade dos cuidados oferecidos pelos profissionais da saúde".

Nenhum comentário:

Postar um comentário