quarta-feira, 3 de junho de 2009

Tendinose Patelar

A Tendinose Patelar é uma patologia crônica-degenerativa do tendão patelar sem necessariamente apresentar um quadro inflamatório que pode evoluir para uma ruptura total. Ocorre em função de uma sobrecarga no tendão, que gera um deficit na relação degradação/regeneração levando a uma degeneração tecidual. Os fatores causadores podem ser treinamento excessivo, erro na execução do gesto esportivo, superficie de treinamento, alterações anatomicas e biomecânicas, desequilíbrios e encurtamentos musculares, entre outros. Diversos autores tem sugerido também que o alinhamento do calcâneo, antepé e patela estaria associado ao surgimento da tendinose patelar. Esse desalinhamento causaria durante a marcha uma pronação excessiva do pé, o que sobrecarregaria a banda iliotibial, que quando sobrecarregada levaria a patela em um movimento lateral excessivo, esse movimento desalinharia o tendão patelar sobrecarregando-o de forma assimétrica.
Diversas medidas podem ser feitas para avaliar o desalinhamento patelar, entre elas podemos citar os ângulos de McConnel, Arno e ângulo Q.
No artigo Comparação do alinhamento anatômico de membros inferiores entre individuos saudáveis e individuos com tendinose patelar, o autor avalia estes diversos ângulos nos dois grupos, e encontra valores do ângulo de Arno maiores significativamente em individuos com tendinose quando comparados com indivíduos normais. Em individuos com o ângulo de Arno maiores, ocorreria um aumento das forças lateralizantes sobre a patela durante as atividades funcionais.
Vale a pena dar uma lida no artigo completo (Site do Crefit-3_RBF 2005_Vol 9:101-107)

Nenhum comentário:

Postar um comentário