quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Exercícios Resistidos I

Força muscular é a capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência, superando, sustentando ou cedendo a ela (Guedes, 1997). Já exercício resistido pode ser definido como o conjunto dos processos e meios que levam ao aumento e aperfeiçoamento da força muscular, associada ou não a outra qualidade física (Lambert, 1987).A regulação da força pode ocorrer de duas formas:
  1. Aumento do recrutamento das unidades motoras (UMs): Quanto maior o número de UMs recrutadas maior a força. Se todas as UMs forem recrutadas a força máxima do músculo terá sido desenvolvida.

  2. Aumento da frequência do estímulo: Quanto maior a frequência maior a força.

Tipos de contração muscular:

  1. Isotônica: O músculo aumenta a tensão muscular e altera seu comprimento, se o comprimento aumenta a contração é excêntrica se diminui, a contração é concêntrica.

  2. Isométrica: Aumento de tensão sem alterar o comprimento.

Mecânica da contração muscular:

Tipos de Fibras:
  1. Contração lenta: Fibras vermelhas, tônicas e oxidativas, sendo mais adequadas em atividades de resistência (Tipo I).
  2. Fibras de contração rápida: Fibras brancas, fásicas e glicolíticas, são destinadas a esforços de curta duração e intensidade alta. São chamadas de fibras do tipo II e podem ser divididas em IIa e IIb. As fibras IIa são intermediárias entre a lenta e rápida.

O treinamento pode levar a conversões de tipos de fibra IIa para IIb, porém não está claro se há conversão do tipo I para o tipo II (Kramer, 2002).

Exercícios resistidos II - Adaptações Neurais (Breve)

Nenhum comentário:

Postar um comentário