quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Prevenção de Lesões nos Esportes

Revisão sistemática publicada na Physiotherapy (2011), avaliou os efeitos de diversas intervenções na prevenção de lesões dos isquiotibiais (ITB) em indivíduos ativos. Os ITB foram escolhidos por se tratar de um músculo muito exigido nos gestos desportivos e ser um local comum de lesões (HOSKINS,2006). São músculos capazes de gerar grandes momentos de força e muito exigidos nos movimentos de desaceleração e aceleração (GARRET,1984).
Apesar da alta incidência de lesões, a eficácia das estratégias de intervenção preventiva não são bem conhecidas, por isso os autores do estudo fizeram um levantamento das melhores evidências publicadas sobre o assunto. Foram incluídos na revisão estudos que analisavam a eficiência de uma ou mais intervenções preventivas em comparação com um grupo controle (placebo).

Efeitos das intervenções:
  • Fortalecimento X Grupo controle: Os resultados dos estudos analisados foram extremamente heterogêneos, sendo que a maioria dos estudos não encontraram nenhuma diferença estatísticamente significativa entre os grupos;
  • Terapia Manual: Poucos estudos analisados. Houve uma "tendência de eficácia", porém sem melhora estatisticamente significativa;
  • Treino de propriocepção X Grupo controle: Os mesmos resultados;
  • Aquecimento e alongamento X Grupo controle: Também não houve diferença significativa;


CONCLUSÃO:
Os autores concluíram que não há evidência suficiente que apoie o uso destas intervenções como forma de prevenção para lesões dos ITB em pessoas ativas. Os achados da terapia manual devem ser melhor analisados em função do número reduzido de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário