segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Artroplastia do Joelho e Limitação Funcional

37% dos pacientes que passaram por uma artroplastia do joelho desenvolvem importantes limitações funcionais (FRANKLIN,2008). As limitações mais importantes que estes pacientes desenvolvem são a diminuição da velocidade de marcha, a dificuldade de subir e descer escadas e a incapacidade de retorno a uma pratica esportiva. Um dos fatores que contribuem para estas limitações é a fraqueza dos músculos da extremidade inferior. Diversos estudos tem demonstrado a importância do quadríceps no desempenho das atividades funcionais citadas acima (WALSH,1998 - MIZNER,2005), e que um programa de fortalecimento desta musculatura gera melhora funcional num período de 3 a 12 meses (PETERSON,2009).
Os abdutores do quadril são importantes estabilizadores do tronco e do próprio quadril durante a deambulação, no controle do alinhamento dos membros inferiores e na transferência de forças da extremidade inferior para a pelve. Para estudar esta relação, PIVA (2010) publicou um estudo na Physical Therapy, que estudou se a força dos abdutores do quadril contribuem para a função de pacientes que foram submetidos à artroplastia de joelho.
31 pessoas que foram submetidas a uma artroplastia do joelho participaram do estudo. A força muscular do quadríceps e dos abdutores foram medidas através de um dinamômetro isocinético. Quatro testes para medir as limitações funcionais foram realizados: Velocidade de marcha, Figure-of-8 Walk Test, subir e descer escadas e  the 5-Chair Rise Test. As analises incluíram também o peso, altura, sexo, idade e tempo de cirurgia, com o objetivo de avaliar alguma relação destas variáveis, além da força, com o desempenho nos testes funcionais.
O estudo sugere que a fraqueza muscular dos abdutores contribuem mais para as limitações funcionais avaliadas nos testes, que as outras variáveis: peso, altura, sexo, idade, tempo de cirurgia e fraqueza do quadríceps. 
Parece que a fraqueza dos abdutores é tão relevante, ou até mesmo mais, que a fraqueza do quadríceps, na contribuição das limitações funcionais. O autores do estudo sugerem a necessidade de estudos longitudinais com uma amostra maior para testar os resultados por eles encontrados.





Um comentário:

  1. Esta informação foi muito importante pra mim, porque, fui submetida a artrosplastia total de joelho E no inicio de junho; no dia 4/12, completa 6 meses e já será feito esta cirurgia também no joelho D. Ainda sinto desconforto, edema e dor de leve intensidade, no joelho operado. Não vejo outra solução para o meu problema. Os médicos afirmam que estou muito nova pra precisar desta cirurgia. Completei 58 anos em julho mas foi necessário.

    ResponderExcluir