terça-feira, 17 de abril de 2012

Medindo o Arco Plantar

A estrutura e os movimentos dos arcos do pé são fundamentais para o desempenho de absorção do impacto durante a caminhada e a corrida. O arco longitudinal medial (MLA) do pé é a estrutura primária de absorção deste impacto. Diversos estudos tem associado as lesões do pé, joelho e quadril com o tipo de postura assumida pelo mediopé. Diversos testes tem sido propostos para mediar as características do mediopé. Entre eles podemos citar:
  • Feiss line (FL);
  • Navicular height (NH);
  • Navicular drop (ND);
  • Longitudinal arch angle (LAA).
Todos estes testes são importantes para caracterizar o MLA quanto altura normal ou diminuída. Willians  et. al (2001) relataram a associação entre altura do MLA e o padrão de determinadas lesões.

Procedimento dos testes:
Marcar estruturas anatômicas: Centro do maléolo medial, tuberosidade do navicular e cabeça do primeiro metatarso. A partir destas marcas o máximo valor do NH, LAA e FL é medido na posição neutra da articulação subtalar. A diferença entre as medidas na posição neutra e na posição de repouso é definida como os valores clínicos de cada medida.

Navicular height (NH)
Distância do chão ao navicular. A medida é feita na posição de repouso e em pé (descarga de peso). Shell (1994) indica como 3.6 - 5.5 como um valor normal.

Longitudinal arch angle (LAA).
Ângulo formado pela linha que passa pela cabeça do 1º metatarso, navicular e maléolo medial. Dahle (1991) indica como normal 120°-150° como normal.

Feiss line (FL)
Distância do navicular até a linha que liga a cabeça do 1º metatarso com o maléolo medial.

Estes testes são importantes quando associados com a observação da marcha, ADM de tornozelo e história clínica do paciente. Um estudo interessante seria quantificar valores entre pessoas com e sem lesões, como exemplo um grupo de corredores com dor anterior do joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário