terça-feira, 21 de julho de 2015

SPF e CORE

Mais um estudo clínico controlado e randomizado que compara um programa de tratamento para síndrome patelo-femoral (SPF) com exercícios direcionados para membros inferiores, com um programa que também trabalha o controle e a força do CORE.
Foram selecionados 42 pacientes com SPF e divididos em dois grupos diferentes. Grupo 1 exercícios de estabilização 3 vezes por semana durante 6 semanas, obedecendo a 3 princípios fundamentais:
  • Ativação do CORE;
  • Todos os exercícios devem ser feitos com a coluna vertebral na posição neutra;
  • Exercícios realizados com respiração diafragmática para aumentar a eficiência de ativação do CORE;
O Grupo 2 realizou exercícios somente para o joelho e realizados em casa. Os voluntários foram instruídos a fazer um diário onde deviam anotar a evolução dos exercícios e a sua realização. O Grupo 1 também realizou os mesmo exercícios também em casa.


Foram avaliados a dor (Escala Analógica Visual) e aplicado o questionário KUJALA (assunto já tratado neste blog), além da flexibilidade dos ITB, a função do joelho através do one-leg-hop Test e também o TUG (timed get up & go Test), a força e a endurance dos ITB e quadríceps usando um dinamômetro isocinético. Para avaliação da estabilização postural foi utilizado o Beiring Sorenson test.
Os resultados mostraram que o programa de exercícios do Grupo 1 foi mais eficiente no alívio da dor, na melhora da força, flexibilidade e função nos sujeitos com SPF.
FONTE: The effect of postural stabilization exercises on pain and function in females with patellofemoral pain syndrome - Acta Orthop Traumatol Turc 2015;49(2):166-174

Nenhum comentário:

Postar um comentário