quinta-feira, 23 de março de 2017

Kinesio Taping e Dor no Ombro Hemiplégico

A dor no ombro hemiplégico (DOH) é uma complicação comum após uma AVC que dificulta a reabilitação neste pacientes, além de afetar na realização das AVD´s e na qualidade de vida. 
A causa da DOH é a subluxação potencializada pelo efeito da gravidade e pode ser causada pela fraqueza, ruptura ou tendinopatia dos músculos da bainha rotatória, tendinopatia do tendão do bíceps e/ou deltóide. Vários tratamentos são propostos mas nenhum deles mostra superioridade quanto a eficácia e as evidências sobre o assunto são bem escassas. O Kinesio Tapping (KT) pode ser uma dessas estratégias e para provar sua eficiência foi feito um estudo duplo-cego randomizado e controlado para avaliar os efeitos do KT na DOH.
Vinte e um pacientes participaram da pesquisa e foram divididos em dois grupos. Um grupo que utilizou o KT (GKT) e um grupo controle (GC). O GC utilizou um KT aplicado de forma diferente do que seria preconizado pelo método e sem tensão, funcionando como placebo. Ambos os grupos receberam um programa idêntico de reabilitação. O estudo durou 3 semanas e tempo de follow-up também foi de 3 semanas. Nenhum dos participante receberam qualquer tipo de tratamento antes do estudo e a aplicação do KT nos dois grupos foi feitos pelo mesmo fisioterapeuta.

O KT era mantido por 3 dias e havia um descanso de 24 horas para recolocar novo KT. O KT foi colocado em 3 locais, ambos com tensão leve (15-25%). Um primeiro era colocado em forma de "I" no supraespinhoso, um em forma de "Y" no deltóide e na inserção do bíceps braquial e um terceiro em forma de "I" na direção anterior para posterior.
Foi avaliado a EVA para dor, o questionário The Shoulder Pain and Disability Index (SPADI) para avaliar a função e um foi feito também um exame de Ultrassonografia para avaliar tendinite e a distância sub-acromial para avaliar a subluxação do ombro, além da ADM livre de dor. Os grupos realizaram além do KT um programa de reabilitação 5 dias da semana, pore´m o estudo não descreve o protocolo utilizado.
Os participantes do grupo KT tiveram uma melhora significativa na EVA (p=0,008), flexão de ombro (p=0,008). rotação externa (p=0,006), rotação interna (p=0,040) e no SPADI (p=0,001).
As limitações do estudo ficaram por conta do número reduzido de participantes, pela característica da doença dos participantes, somente agudo e sub-agudo, o que limita a generalização para pacientes crônicos e o fato de não ter tido como evitar que os participantes utilizassem de algum medicamento analgésico ou anti-inflamatório durante o estudo.

FONTE: Yen-Chang HUANG et al.; EFFECTS OF KINESIO TAPING FOR STROKE PATIENTS WITH HEMIPLEGIC SHOULDER PAIN: A DOUBLE-BLIND, RANDOMIZED, PLACEBO-CONTROLLED STUDY; J Rehabil Med 2017; 49: 208–215.

Um comentário:

  1. Muito bom saber :)
    Podem encontrar Kinésio tapes de qualidade na MipMed a preços fantásticos.
    https://mipmed.com/kinesio-tapes-5cm-x-5m.html

    ResponderExcluir