terça-feira, 6 de março de 2018

Série de Exercícios no Reformer

O método Pilates é uma técnica abrangente de condicionamento corporal que visa o desenvolvimento do corpo e da mente do indivíduo. Para este fim, o Pilates incorpora seis princípios fundamentais: centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluxo (Latey, 2002). O treinamento de estabilidade do Core baseado no Pilates, é uma forma de exercício precisa e controlada usando os músculos estabilizadores do corpo (Kilber et al., 2006). Os exercícios que compõem o método enfatizam a contração isométrica dos músculos do Core, que consiste nos músculos abdominais (transverso abdome), extensores profundos da coluna vertebral e músculos do assoalho pélvico.
O Reformer (figura abaixo) é um equipamento de exercícios de resistência projetado por Joseph Pilates. É constituído por uma plataforma que se move de um lado para o outro ao longo de roldanas. A resistência é proporcionada pelo peso corporal e pelas molas ligadas ao carro e à plataforma, e o treinamento realizado com este dispositivo está em conformidade com o princípio da sobrecarga, que é dado pelo número de molas utilizadas durante os exercícios
Estudo publicado no Journal of Bodywork and Movement Therapies em 2017, buscou avaliar se há mudança na força dos extensores lombares e estabilizadores da escápula após um programa de treino com exercícios realizados exclusivamente no reformer. 
Participaram do estudo 24 mulheres sedentárias com idade entre 21 e 34 anos, divididos em 2 grupos, grupo controle e grupo experimental (GE). Os sujeitos do GE realizaram 6 exercícios de alongamento no solo antes dos exercícios no Reformer. Eram realizados 3 séries de 20 segundos:


Os exercícios no Reformer foram realizados 3 vezes por semana durante 50 a 60 minutos, sendo que em cada exercício eram realizados 10 repetições. O protocolo durou 4 semanas, totalizando 12 sessões.

Os grupos foram avaliados através de um dinamômetro, tanto a força dos extensores lombares, quanto a dos estabilizadores da escápula.

Os resultados mostram que houve um aumento significativo na força dos músculos da lombar e dos estabilizadores da escápula somente no grupo que realizou os exercícios propostos. Os autores concluíram que as 12 semanas de treino, 3 vezes por semana, foi suficiente para promover alterações significativas na força, e que por isso podem ser utilizados na pratica clínica, quando o objetivo é fortalecer esses músculos.

FONTE: Nubia Tomain Otoni dos Santos, et al; Increased strength of the scapular stabilizer and lumbar muscles after twelve weeks of Pilates training using the Reformer machine: A pilot study; Journal of Bodywork & Movement Therapies (2017) 21,74-80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário