terça-feira, 30 de janeiro de 2018

DOR ANTERIOR DO JOELHO: Que músculos devemos fortalecer?

A dor anterior do joelho (DAJ) ou retropatelar é muitas vezes chamada de dor femoral patelar. Você pode sentir essa dor depois de se exercitar ou quando se senta durante muito tempo. A dor pode ser uma dor irritante ou uma ponta aguda ocasional. O tratamento tradicionalmente se concentrou no próprio joelho e pode incluir fortalecimento dos músculos do joelho. No entanto, evidências recentes sugerem que fortalecer seus músculos do quadril também pode ajudar. A teoria é que fortes músculos do quadril podem diminuir o estresse no joelho. Um estudo publicado na edição de janeiro de 2018 da JOSPT fornece novos insights e sugestões baseadas em evidências sobre como fortalecer sua perna inteira para diminuir sua dor no joelho e ajudá-lo a retornar à atividade completa.
Os exercícios de fortalecimento para DAJ  tem historicamente focado nos músculos do quadríceps, porque ajudam a controlar o movimento da patela (B). Há evidências de que os músculos do quadril mais fortes podem ajudar a diminuir o estresse sob a patela, indicando que é melhor fortalecer os músculos do joelho e do quadril para evitar o movimento mostrado acima, que pode causar dor no joelho (C).

A revisão sistemática com Metanálise availiou 14 estudos publicados que incluíram 673 pacientes com DAJ moderada a grave. Os pesquisadores descobriram que combinar o exercício de fortalecimento do quadril e joelho não é apenas eficaz, mas também é superior ao simples fortalecimento dos músculos do joelho para diminuir a dor e ajudar as pessoas a retornar às suas atividades normais. O outro achado importante é que os benefícios desses exercícios duraram mesmo depois que os pacientes completaram sua fisioterapia.
Os exercícios concebidos para fortalecer os músculos da coxa (quadríceps) e do quadril (abdutores, rotores laterais e extensores) são benéficos para aqueles com DAJ. As evidências sugerem que esses exercícios devem ser realizados 3 vezes por semana durante pelo menos 6 semanas. Se você teve uma dor de moderada a grave por pelo menos 3 meses, essa abordagem de exercício pode ser benéfica para você. Seu fisioterapeuta pode avaliar esses músculos, determinar quais podem ser fracos e ajudar a personalizar um programa que melhor atenda às suas necessidades.

FONTE: Hip and Knee Strengthening Is More Effective Than Knee Strengthening Alone for Reducing Pain and Improving Activity in Individuals With Patellofemoral Pain: A Systematic Review With Meta-analysis; journal of orthopaedic & sports physical therapy | volume 48 | number 1 | january 2018 |

Nenhum comentário:

Postar um comentário