sábado, 22 de outubro de 2011

EMG - Isquiotibiais e Quadriceps na DAJ

A dor anterior de joelho (DAJ), é uma entidade multifatorial comum em jovens ativos. Alguns autores relatam que a principal causa é o mau-alinhamento da patela (POWERS,1998 - CLELAND,2002) e o atraso na ativação dos músculos estabilizadores (Vasto medial VM e lateral VL) a principal causa deste desalinhamento (VOIGHT,1991 - WITVROUW,1996 - COWAN,2001). O desequilíbrio entre as porções lateral e medial dos isquiotibiais (ITB) poderiam também gerar uma rotação da tíbia e causar a DAJ, por isso os autores do estudo (PATIL,2011) propuseram fazer um estudo do desequilíbrio dos ITB através da eletromiografia (EMG). Para isso foram recrutados 37 pacientes jovens e divididos em 2 grupos, sem dor e com DAJ, e o padrão de ativação dos ITB e Quadriceps foram avaliados.
Não houve diferença significativa entre os estabilizadores da patela (VM e VL), mas houve diferença entre as porções medial e lateral dos ITB, com a porção lateral sendo ativada mais cedo que a porção medial. Segundo os autores este atraso causaria uma rotação lateral excessiva o que levaria a um mau alinhamento patelar e consequentemente DAJ.
Este estudo, apesar de suas limitações, mostra que devemos avaliar a flexibilidade, força e padrão de ativação dos ITB em pacientes com DAJ.

Fonte:
Patil, S., et al.,2010, "An electromyographic exploratory study comparing the difference in the onset of hamstring and quadriceps contraction in patients with anterior knee pain". Knee, 2010.

Próximo- Avaliação e Tratamento da DAJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário