quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O que é mais efetivo?

Qual exercício é mais efetivo na reabilitação de portadores de dor lombar crônica não-específica?
Sabemos que o exercício supervisionado é efetivo no tratamento da dor lombar crônica, porém ainda não sabemos qual tipo é o mais efetivo (STANDAERT,2008 - MACEDO,2009).

"Sabe-se o que fazer, mas não sabemos como fazer"

Tentando descobrir como fazer, Tondel et. al. (2010) realizaram um trabalho que tinha o objetivo de comparar a eficiência de 3 técnicas de exercícios para a reabilitação de pacientes com dor lombar crônica:
  • Motor Control Exercises (Estabilização);
  • Sling Exercise (Intervenção baseada no controle da coluna enquanto o paciente é suspenso);
  • Exercícios Gerais (Funcionaou como grupo controle).
Foram recrutados 109 pacientes divididos em 3 grupos que realizaram os exercícios durante 8 semanas uma vez por semana, e foram acompanhados durante 1 ano.

A)-Motor Control Exercises - B)- Sling Exercise - C)- Exercícios Gerais
Resultados

Foram avaliados a intensidade da dor, o Index Owestry Disability e Finger-to-floor distance (Testes funcionais). Para ambos os grupos houve diferença significativa do inicio ao pós-tratamento e após um ano, porém não houve diferença entre os grupos.

O estudo revela que não houve diferença entre o grupo que realizou exercícios gerais (grupo controle) quando comparado com os grupos que realizaram exercícios específicos, ou seja  a dúvida permanece. É importante uma avaliação criteriosa para a execução de um programa realmente efetivo, o que dá certo com um paciente pode não dar com outro. Diversas pesquisas mostram resultados bem mais significativos no grupo que realiza os exercícios de estabilização, que requerem uma progressão que não foi respeitada neste estudo. Por isso sugiro acompanhar esta discussão, pois trarei vários outros estudos e convido-os para um debate. Poste seu comentário ou sugira um trabalho.

Texto Completo - CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário