segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Osteoartrite e Joelheira

Artigo publicado na Revista Brasileira de Reumatologia "teve como objetivo investigar a eficácia imediata da joelheira elástica na dor e na capacidade funcional em indivíduos portadores de OA nos joelhos, visando à sua importância clínica como coadjuvante durante a realização do tratamento baseado em exercícios". O interessante na metodologia do estudo é que o avaliador era "cego", o que diminuiria a tendenciosidade dos resultados.
O estudo recrutou 80 voluntários que usaram a joelheira durante determinados testes funcionais. A escolha do tamanho da joelheira foi definida pela circunferência do joelho: tamanho P de 32 a 35 cm, M de 35 a 39 cm e G de 39 a 44 cm. Os testes utilizados foram Stair Climb Power Test (SCPT), Timed Up and Go (TUG) e Caminhada de 8 Metros (C8M), além da escala visual analógica (EVA) para avaliar a intensidade da dor. Os testes foram realizados com e sem joelheira; a ordem e a presença ou ausência das joelheiras durante os testes foram randomizadas.
Os resultados mostraram diferenças significativas na EVA durante o teste SCPT, no tempo dos testes C8M e TUG na comparação dos grupos com e sem joelheira.
Existem evidências que o uso de joelheiras aumentam o senso de posição articular, favorecendo o equilíbrio estático e dinâmico do joelho, aumentando com isso a segurança do usuário (POWERS,2004), este estudo confirma estes achados e coloca a joelheira como mais uma terapia no alívio da dor e na melhora da capacidade funcional nos pacientes com osteoartrite e outras disfunções articulares.
LEMBREM-SE: A JOELHEIRA É APENAS MAIS UMA TERAPIA, NÃO SUBSTITUI A REABILITAÇÃO ATRAVÉS DOS EXERCÍCIOS DE FORÇA E FLEXIBILIDADE.
Texto Completo - CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário