sábado, 19 de novembro de 2011

iPhone e Ângulo de Cobb

O ângulo de Cobb é uma medida muito útil para avaliar as deformidades da coluna em ambos os planos frontal e coronal. As medidas podem ser feitas de forma manual diretamente na radiografia. A limitação do método está no fato de não avaliar as rotações vertebrais. Lembre-se: A escoliose é uma deformidade tridimensional. A avaliação é feita localizando as vértebras (inferior e superior) com maior angulação em direção ao lado da escoliose, "depois disso, será traçada uma linha paralela ao platô vertebral superior da vértebra inicial, e uma linha paralela ao platô inferior da vértebra final. Teremos, assim, duas linhas que se aproximam uma da outra. O ângulo de Cobb, entretanto, não será feito diretamente entre essas linhas, e sim entre duas linhas traçadas perpendicularesa elas. Por definição, teremos uma escoliose com ângulo superior a 10 graus".
Ângulo de Cobb
Artigo publicado no European Spine Journal testou um novo método de medida do ângulo de Cobb através de um Smartphone (iPhone Apple) e comparou com os métodos tradicionais. O software utilizado foi Tiltmeter Pro.


 Neste estudo, a diferença entre as medidas feitas pelo iPhone e as medidas tradicionais foram pequenas com uma média de 2º, diferença bem menor que os 5º aceitos como clinicamente significativo. Portanto, os autores do estudo concluiram que utilizar o iPhone como instrumento de medida é válido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário