quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Unidade de Quedas


Artigo de reflexão publicado na Acta Fisiatrica (TEXTO COMPLETO) relata a experiência de criação de uma unidade de quedas do Hospital Universitário de Barcelona descrevendo o principio de seu funcionamento. Faziam parte da equipe da unidade, o médico geriatra, médico fisiatra, fisioterapeuta, enfermeira, que juntos realizam avaliações clínicas e funcionais nos pacientes que são encaminhados até a este serviço por indicação de outros profissionais da área de saúde.
Os indivíduos que possuem histórico de quedas ou fatores de risco, são encaminhados ao grupo e passam por uma avaliação minuciosa. Em indivíduos com história de quedas, diversas avaliações devem ser realizadas: 1) problemas médicos agudos decorrentes da queda tais como lesão imediata (fratura, contusão, feridas, traumatismo diversos) 2) número de quedas relacionando o lugar, a atividade que o paciente estava realizando, o tipo de calçado 3) fatores de risco intrínsecos e extrínsecos: problemas de saúde e revisão dos sistemas como: tipos e quantidade de medicamentos, nível de mobilidade, nível de capacidade mental, atividade social, integridade sensorial, cardiovascular, e osteomuscular, avaliação do entorno no qual o indivíduo está inserido (solo, iluminação, mobiliário, escadas) (BATTISTELLA,2011). Um teste funcional amplamente aplicado nesta população é TUG (Timed Up and Go) que avalia a função dos membros inferiores, a mobilidade e o risco de quedas entre idosos, bem como identifica indivíduos com e sem história de quedas (BATTISTELLA,2011). Quem realiza o teste acima de 14 segundos possui um alto risco de queda (SHUMWAY-COOK,2000). Os individuos que são identificados pela avaliação, são encaminhados para o grupo de intervenção supervisionado pelo fisioterapeuta, com duração aproximada de 8 semanas, que consta de exercícios de força, coordenação e equilíbrio, realizados 2 vezes por semana.
Os autores também discutem outros testes que poderiam ser aplicados e concluem que a criação deste tipo de programa é essencial para atender a demanda de idosos com história de quedas ou aqueles com risco, e que este modelo apresenta princípios adequados de funcionamento, pois integra atividades de avaliação, educação e intervenção por meio de exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário