domingo, 8 de janeiro de 2012

RPG X Alongamento Segmentar

Estudo publicado na Revista Fisioterapia e Pesquisa da USP (Janeiro,2008) - CLIQUE AQUI comparou os efeitos de dois tipos de alongamento: segmentar e global (através das posturas de RPG). Foram recrutados 33 individuos e divididos em 3 grupos distintos: o grupo global fez alongamento pela técnica de RPG; o grupo segmentar (fez alongamento segmentar); e o grupo controle não fez alongamento.
As sessões tiveram duração de 30 minutos e foram realizadas duas vezes por semana durante quatro semanas, com intervalo mínimo de 48 horas entre as sessões. Os partIcipantes do grupo global foram submetidos as duas posturas do método RPG durante 15 minutos cada. No grupo segmentar, foram alongados músculos que fazem parte das cadeias musculares trabalhadas nas posturas de RPG. Cada alongamento durava 30 segundos, realizado passivamente ou de maneira autopassiva, bilateralmente.
O teste ANOVA foi utilizado para a análise estatística. Foi observada diferença estatisticamente significante entre os três grupos no ganho de ADM, flexibilidade e força muscular (p<0,05) pela ANOVA. Quando o teste Kruskal-Wallis comparou os grupos dois a dois, não houve diferença significante entre os grupos que realizaram alongamento na ADM (p=0,12), flexibilidade (p=0,28) e força muscular a 45° (p=0,92) e 90° (p=0,92), indicando igualdade entre eles.
Os autores do estudo concluíram:
"As duas técnicas de alongamento utilizadas, reeducação postural global estático segmentar, foram igualmente eficientes no ganho de flexibilidade, amplitude de movimento e força muscular de indivíduos sem lesão musculoesquelética; ambas levaram a resultados superiores aos do grupo controle. Dessa forma, infere-se que ambas podem ser utilizadas em situações clínicas. Porém, para ampliar as repercussões clínicas, recomenda-se a realização de estudos semelhantes com diferentes lesões musculoesqueléticas."

Um comentário:

  1. A recomendação é de que cada postura de RPG dure, no mínimo, 20 minutos, o que tem uma explicação técnica com relação aos efeitos na fáscia muscular das cadeias. No caso do estudo acima, as posturas não atingiram o tempo mínimo recomendado.

    ResponderExcluir