quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Síndrome do Impacto - Tratamento

A síndrome do Impacto é a patologia mais comum que afeta o ombro e ocorre devido ao impacto crônico do acrômio com o tendão do supraespinhoso, bursa subacromial e tendão bicipital. O objetivo do tratamento é cessar o processo inflamatório, reduzir a dor e manter a amplitude de movimento normal.
Estudo publicado na European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine comparou a eficiência de três modalidades de tratamento: Ultrassom, Laser (As-Ga) e exercícios. Foram recrutados 52 pacientes divididos em 3 grupos diferentes:
  • Grupo 1: Aplicação de compressa quente + US + Exercício;
  • Grupo 2: Aplicação de compressa quente + laser + Exercício;
  • Grupo 3: Compressa quente + Exercício.
Os resultados mostraram que em ambos os grupos houve melhora significativa antes e após o tratamento, na dor e na ADM, mas que não houve diferença significativa quando comparado os 3 grupos, ou seja, não houve beneficio adicional da US e laser no tratamento da patologia.
Os autores do estudo concluíram que a ausência de um grupo controle, que não realizasse nenhum tratamento, limita a afirmação de causa e efeito, ou seja, será que os grupos melhorariam mesmo se fizesse apenas repouso?. E concluem também que o exercício sozinho pode ser suficiente no tratamento da patologia estudada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário