segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Roller Massager e Alongamento

A amplitude de movimento (ADM) dos dorsiflexores diminuída, é considerada um importante fator de risco para as lesões de joelho, tornozelo e dos isquiotibiais entre atletas. Esta amplitude limitada tem sido associado com aumento no valgismo dinâmico e com o aumento das forças de reação do solo durante o salto. Para a melhora na ADM tem sido utilizado o alongamento estático, porém, esta conduta pode diminuir a potência e a capacidade de gerar força do grupamento muscular alongado. Uma alternativa é uso da auto-massagem com o foam roller ou roller massager antes e após o treinamento. Estudos tem demonstrado que o uso deste equipamento tem melhorado a ADM sem prejuízo da performance muscular. 
Estudo publicado na The International Journal of Sports Physical Therapy testou o uso do roller massager na melhora da ADM e também testou a performance muscular com uso de EMG. 
Foram recrutados 14 sujeitos e separados em 2 grupos diferentes, um com auto-massagem e outro com alongamento estático. Ambos realizaram 3 séries de 30 segundos com 10 segundos descanso entre cada repetição. Foram medidos a ADM dos dorsiflexores, contração voluntária máxima e teste de equilíbrio.
Ambos os protocolos melhoraram a ADM no décimo minuto quando comparado com o pré-teste, porém no primeiro minuto o uso do roller obteve melhor resultado. 
Com relação à capacidade de gerar força, os sujeitos que realizaram a auto-massagem obtiveram um aumento quando comparado com o alongamento estático. O equilíbrio e o EMG não foram afetados pelas duas intervenções.
A explicação vem do fato de que o alongamento altera a relação tensão-comprimento decorrente da diminuição no força das pontes-cruzadas, o que ocasiona a diminuição na capacidade de gerar força.
Os autores recomendam o uso dos dispositivos com objetivo de aquecimento para os atletas durante suas atividades, com objetivo de prevenir lesão.

A Simple Routine to Massage Your Legs With "The Stick"



FONTE: ROLLER MASSAGER IMPROVES RANGE OF MOTION OF PLANTAR FLEXOR MUSCLES WITHOUT SUBSEQUENT DECREASES IN FORCE PARAMETERS - The International Journal of Sports Physical Therapy | Volume 9, Number 1 | February 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário