sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Treinamento Resistido em idosos

O treinamento resistido (TR) é um método muito utilizado no ganho de massa muscular, força e na prevenção de diversas patologias. Ainda hoje alguns profissionais insistem em contra-indicar o TR em pacientes cardiopatas e idosos. Busca por um envelhecimento saudável é um grande desafio, e o TR pode contribuir e muito com este objetivo, pois diversos estudos mostram a importância da força e controle neuromuscular na prevenção de doenças, na independência funcional e na diminuição do risco de quedas, problema significativo nesta faixa etária. 
Estudo publicado na REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE, avaliou qual o efeito de um TR na composição corporal, na força e na proteína C-reativa, importante biomarcador de risco de doenças cardiovasculares. 
Onze idosas com média de idade de 63 anos participaram do estudo. O grupo realizou um TR por 8 semanas 3 vezes por semana. Os exercícios realizados foram: leg press sentado (aparelho de sobrecarga mecânica para as pernas), supino sentado, extensão de joelhos, pulley costas, flexão de joelhos deitado, flexão de cotovelos na polia baixa, flexão plantar no leg press sentado, extensão de cotovelos na polia. Foram coletadas amostras de sangue e realizado análise bioquímicas. Os resultados mostraram redução nas concentrações séricas de proteína C-reativa, assim como diminuíram a massa gorda e aumentaram o volume muscular.
O estudo demonstrou a importância do TR nas variáveis que indicam aumento do risco cardiovascular e também na melhora do força e do aumento da massa magra, que não foi objeto do estudo, mas que diversas pesquisas mostram que essas alterações promovem melhoras significativas na qualidade de vida e independência funcional.

FONTE: TREINAMENTO RESISTIDO REDUZ RISCOS CARDIOVASCULARES EM IDOSAS; Rev Bras Med Esporte – Vol. 21, No 4 – Jul/Ago, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário