terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dor Lombopélvica durante a Gravidez

Dor lombar e/ou dor pélvica é um problema complexo durante a gestação. Revisão sistemática publicada na JOSPT de 2014, avaliou a eficácia da fisioterapia na dor lombopelvica durante a gestação e propõe a melhor terapia. Vinte e dois estudos foram selecionados e no geral a qualidade metodológica dos estudos foi considerada moderada. Quatro tipos de intervenção foram observados: combinação de várias terapias, exercícios, terapia manual e uso de coletes. 
Todos os estudos que utilizaram a informação como ferramenta inserida no tratamento mostraram melhoras significativas na dor e na incapacidade. As orientações incluíam informações sobre a anatomia, as mudanças durante a gestação, a fisiologia da dor e orientações quanto as modificações durante a realização das atividades de vida diária (AVD). Nos estudos que incluíram várias intervenções, ficou difícil concluir qual ou quais intervenções foram mais eficazes. 
O exercício físico também foi efetivo na melhora da dor e da incapacidade. Nas pacientes que apresentaram dor pélvica, os resultados foram menos robustos e o tamanho do efeito menor. Sete de 9 ensaios clínicos controlados e randomizados (ECR) de qualidade moderada, que utilizaram o exercício como única intervenção, mostraram resultados satisfatórios na diminuição da dor e na melhora da função. Nos outros dois estudos que não mostraram resultados, o grupo controle recebeu cuidados pre-natais, o que de certa forma, poderia ser considerado como algum cuidado, ou seja, essas gestantes não estavam desassistidas. Os tipos de exercícios que mostraram resultados foram diversos, inclusive os exercícios de estabilização, que são contra-indicados por alguns estudos no período pré-natal, nesta revisão também mostraram resultados significativos.
Quanto a terapia manual (TM), poucos estudos que a utilizaram durante a gestação foram encontrados. Os resultados foram positivos na diminuição da dor e na melhora da função, mas não houve diferenças entre os grupos que sofreram intervenção. Por isso os autores não recomendam o uso da TM, e alertam para a necessidade de novos estudos, em função do seu número reduzido.
Esta revisão também não obtém resultados significativos, que indiquem o uso de coletes ou qualquer material de suporte em pacientes com dor lombopelvica durante a gestação.

Resumindo: A revisão suporta a prescrição de exercícios em pacientes com dor lombopelvica durante a gestação, e alerta para a necessidade de orientações que devem ser dadas às futuras mamães quanto a realização correta das posturas e movimentos durante as AVDs. Há limitada evidência quanto ao uso de material de suporte e terapia manual nesta população, o que implica na necessidade de novos estudos com melhor qualidade metodológica. 

FONTE: Recommendations for Physical Therapists on the Treatment of Lumbopelvic Pain During Pregnancy: A Systematic Review; July 2014 | volume 44 | Nº 7 | Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário