segunda-feira, 5 de outubro de 2015

TENS X Terapia Manual nas Cafalalgias

Cefalalgia é o termo que designa dor localizada na cabeça, conhecida como enxaqueca ou cefaleia. Pode ser primária ou secundária dependendo da etiologia. A que é causada pela tensão muscular na região é considerada primária e é o tipo mais comum de dor. 
Estudo publicado recentemente na revista Fisioterapia em Movimento, comparou o uso do TENS BURST com a terapia manual (TM) em pacientes com cefaleia tensional. Quarenta sujeitos divididos em dois grupos concluíram o estudo. Os tratamentos foram realizados 2 vezes por semana durante 10 sessões, onde cada sessão durou em média 30 minutos. O protocolo da TM envolveu liberação miofascial, pompage, alongamentos, exercícios de estabilização cervical, fortalecimento, Kabat e mobilização articular. O TENS utilizado tinha largura de pulso de 230 microssegundos e frequência de 4 Hz, compatível com o tipo BURST.
O estudo demonstrou que a cefaleia tem alta prevalência em mulheres (87% no grupo estudado). Os sujeitos do grupo que foram tratados com o uso do TENS não apresentaram melhora na amplitude de movimento e nos aspectos posturais, mas houve melhora na intensidade e na sensação dolorosa. O uso da TM trouxe benefícios mais consistentes no que diz respeito a dor e as variáveis de amplitude de movimento e aspectos posturais. Segundo os autores, há necessidade da realização de estudos de longo prazo para observar se estas melhoras, principalmente obtidas com o uso do TENS, permanecem ao logo do tempo em ambos os grupos. Os autores também sugerem o uso do TENS em cefaleias tensionais, mas alertam que a TM obteve resultados mais satisfatórios.

FONTE: Comparative study between manual therapy and TENS Burst in patients with tension-type cephalalgia; Fisioter Mov. 2015 Apr/June;28(2):327-37.

Nenhum comentário:

Postar um comentário