quinta-feira, 8 de outubro de 2015

IVCF-20 Índice de Vulnerabilidade

O Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional 20 (IVCF-20) é um questionário online composto por 20 perguntas, que avaliam se o idoso pode ser considerado frágil ou não. O teste equivale a uma Avaliação Geriátrica Ampla (AGA). Foi criado pela equipe do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. O teste pode ser considerado um método para avaliar se a pessoa precisa, de fato, agendar uma consulta com um médico geriatra e é o primeiro e único modelo do tipo no país.
O IVCF-20 funciona, também, como um instrumento de otimização do serviço de saúde brasileiro, uma vez que realizará, além do diagnóstico do paciente, uma espécie de triagem. No Brasil, existe pouco mais de mil médicos geriatras, para mais de 26 milhões de idosos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
“O questionário irá definir o alvo das consultas geriátricas. Ele também é útil para auxiliar no diagnóstico de doenças frequentes nessas pessoas, tais como alzheimer e depressão, que não são de fácil identificação em uma consulta normal’’, explicou Moraes. Além disso, após responder as perguntas, o paciente recebe orientações de acordo com a pontuação obtida. Uma espécie de consulta gratuita online, acessível a todos que tenham facilidade em utilizar a internet. 
O IVCF-20 exerce ainda a função de banco de dados que poderá auxiliar pesquisas, programas e ações governamentais para aqueles que compõem, hoje, mais de 13% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário