quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Lesões no Pé e Tornozelo durante a Corrida

As lesões que ocorrem no pé e tornozelo durante a corrida, representam 1/4 de todas as lesões comuns em corredores. A cintilografia óssea é método diagnóstico extremamente sensível para detectar precocemente, antes que mudanças estruturais possam ser detectadas no exames de raio-x. Em artigo publicado na American Journal of Nuclear Medicine and Molecular Imaging, os autores fazem um estudo das imagens que aparecem em diversas lesões no pé e tornozelo.

Fratura por Estresse:
São causas comuns de dor em corredores, devido à cargas anormais repetitivas. Estas cargas geram um desequilíbrio entre a ação osteoblástica (produção de osso) e o osteoclástica (reabsorção óssea) dos ossos, levando a microfraturas. Diferentes fatores de risco podem ser citados:
A fratura por estresse pode afetar vários ossos dos membros inferiores e pelve. Na corrida o mai comum é a tíbia, respondendo por aproximadamente 40% dos casos, seguida da fíbula. Pé e tornozelo representam 1/4 dos casos, sendo os metatarsais os mais acometidos, predominantemente o 1º e 2º metatarsal. São afetados também o calcâneo, tálus, o navicular e sesamoide. 
Pacientes com fratura por estresse apresentam dor sem histórico de trauma durante e após a corrida. Sem tratamento esta dor progride, podendo acometer mesmo durante o repouso.

Fascite Plantar:
É a causa de dor mais comum no calcanhar em atletas. Normalmente apresenta-se como uma dor agudo no meio do calcanhar ou no arco plantar. A dor é facilmente reproduzível na palpação durante o exame físico. A Fascite plantar esta associada a deficit na flexibilidade do tríceps e do tendão de Aquiles, além de relação com o aumento do arco plantar. Outros fatores de risco incluem:  "Overtraining", aumento treino em subidas, aumento da intensidade de corrida, calçados inadequados (sem amortecimento ou muito usados) e alterações na superfície de treino, O disgnóstico é normalmente baseado na história clínica e no exame físico. Porém imagens às vezes são necessárias para diferenciar de fratura de estresse. A cintilografia pode ser um destes exames, pois esta não só confirma o diagnóstico, como o local exato da inflamação.

Lesões no Tendão de Aquiles
Responde por aproximadamente 7% das lesões no pé e tornozelo durante a corrida, sendo mais comum nos homens. Afeta corredores com mais anos de experiência. Corredores que realizam o contato inicial com o calcanhar, tem possibilidade maior de desenvolver esta patologia. Este tipo de lesão, segundo os autores, é melhor diagnosticada com ressonância magnética.

Lesão do Tibial Posterior
O tendão do tibial posterior surge no terço distal da perna, passa atrás do maléolo medial e se insere em diversos locais do pé, incluindo os ossos navicular, cuneiforme, 2º, 3º e 4º metatarsais. Afeta corredores mais velhos já que o tendão encontra-se mais fragilizado, e jovens com histórico de excesso de treino. O estágio inicial se caracteriza por dor e edema no trajeto do tendão. O aumento na pronação do pé pode sobrecarregar o tendão do músculo, levando a uma lesão decorrente de um esforço de baixa intensidade e repetitivo, sem histórico de trauma. O diagnóstico precoce e a identificação desta alteração, aceleram a reabilitação, interrompendo o ciclo vicioso.

Sesamoidite
O osso sesamoide está localizado na parte posterior do 1º metatarso, dentro do tendão do Flexor curto do Hálux, aumentando sua eficiência mecânica. É lesionado devido a impactos repetitivos, comuns durante a corrida. Há várias causas de dor na região: fratura por estresse, trauma agudo, osteocondrite, osteoartrite e bursite.
Corredores com sesamoidite apresentam dor durante a postura em p, que pode ser exacerbada com a flexão passiva da articulação metatarsofalangeana. A cintilografia pode se usada para diferenciar entre fratura e as demais causas da patologia.


Tendinite dos Fibulares
É também uma lesão por "overuse" e pode apresentar como uma dor na parte lateral do calcâneo. Esta imprecisão pode levar a uma dificuldade de diagnóstico.

FONTE: Review of running injuries of the foot and ankle: clinical presentation and SPECT-CT imaging patterns; Am J Nucl Med Mol Imaging 2015;5(4):305-316

Nenhum comentário:

Postar um comentário