quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Testes - Ombro (Parte 1)

Teste de Apreensão
O objetivo do teste é identificar instabilidade anterior do ombro. Durante o movimento é importante observar a expressão facial do paciente. O teste e positivo se o paciente relatar dor ou demonstrar medo durante o teste.

Gaveta Anterior (Load and Shift):
O objetivo do teste é detectar instabilidade anterior ou posterior do ombro. O paciente pode se encontrar sentado ou em pé. O teste é positivo se houver deslocamento excessivo anterior ou posterior. Comparar com o lado contra-lateral. 

Sinal do Sulco:
O objetivo deste teste é detectar instabilidade inferior do ombro. O terapeuta deve tracionar o braço do paciente para baixo com o braço na lateral do corpo. O teste é positivo se após a tração for observado um espaço na área subacromial.

Sheart Test:
O teste detecta alterações na articulação acromioclavicular. O terapeuta, com a mão em forma de concha, pressiona a escápula anteriormente e a acromioclavicular posteriormente. O teste é positivo se o paciente relata dor na região ou for detectado algum movimento anormal.

Teste de Neer:
O terapeuta realiza flexão passiva do ombro com o membro em rotação interna completa. É um dos teste utilizado no diagnóstico de síndrome do impacto. O teste é positivo se o paciente relata dor durante o movimento.

FONTE: Cadernos de Saúde - Manual de avaliação do sistema músculo-esquelético em Fisioterapia - COOPMED, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário