terça-feira, 13 de outubro de 2015

Técnica de Energia Muscular

Artigo publicado no The Journal of the American Osteopathic Association, avaliou a eficiência da técnica de energia muscular (TEM) no aumento da ADM cervical em indivíduos assintomáticos. Para isso, foram recrutados 32 sujeitos divididos em 2 grupos. Um grupo experimental que realizou a TEM por um terapeuta experiente, e o segundo grupo que realizou alongamentos mantidos de 3-5 segundos, o mesmo tempo de contração isométrica do grupo experimental. A ADM foi avaliada antes e depois do protocolo, por isso o ganho na ADM foi agudo, não houve avaliação ao longo do tempo, com objetivo de avaliar mudanças crônicas.
Os resultados mostram uma melhora significativa do grupo experimental em relação ao grupo controle na inclinação e na rotação, enquanto na flexão/extensão não houve diferença significativa. Não havia diferença entre os grupos antes do tratamento.
As mudanças não foram grandes, aproximadamente 4°, mas consistentes o suficiente para promover diferenças estatísticas. O resultado mais significativo ficou com a rotação. A piora no grupo controle não ficou muito clara. 
É bom lembrar que o tempo utilizado no alongamento foi muito inferior ao preconizado pela literatura para ganho de ADM. Os estudos mostram que o tempo gira em torno de 15-30 segundos em cada manobra, gerando inclusive, melhoras ao longo do tempo, algo que não foi avaliado durante este estudo. Porém, é o primeiro passo para comprovar a eficácia da técnica, que também pode ser avaliada em indivíduos sintomáticos e observar se há mudança na intensidade da dor e na melhora funcional.
FONTE: Gross Range of Motion in the Cervical Spine: The Effects of Osteopathic Muscle Energy Technique in Asymptomatic Subjects; JAOA • Vol 106 • No 3 • March 2006.

Exemplos de TEM na Cervical:




Nenhum comentário:

Postar um comentário