quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Kinesio Taping na Dor Lombar 2

Aplicar o Kinesio Taping (KT) sem obedecer aos princípios de utilização de acordo com os seus criadores faz diferença na melhora da dor e incapacidade decorrentes de lombalgia? É isto que PARREIRA et al. buscaram responder num artigo publicado no Journal of Physiotherapy.
Cento e quarenta e oito sujeitos com dor lombar crônica não específica participaram do estudo. O grupo experimental recebeu 8 sessões, durante 4 semanas, de KT aplicados de acordo com o que preconiza o método, isto é, 10 a 15% de tensão com o sujeito em flexão anterior do tronco durante a colocação, e o grupo controle recebeu a mesma quantidade de sessões de KT, mas sem tensão. O estudo também se propôs a responder se havia alguma melhora após as 4 semanas e se a melhora se mantinha até 12 semanas. 

A figura abaixo mostra a colocação do KT nos músculos eretores espinhais, de acordo com o que preconiza o Kenzo Kinesio taping manual. Observe a convolução da fita após a aplicação (c). Dea cordo com o criador do método, Kenso Kase, esta convolução da fita aumenta o fluxo sanguíneo e linfático, auxiliando na redução da dor, por isso, a aplicação de tensão é considerado um importante fator para a eficiência do tratamento.

 Nesta figura está demonstrada a colocação nos sujeitos do grupo controle. O local, músculo eretor da espinha, foi o mesmo, porém sem obedecer o que preconiza a técnica. Não houve flexão do tronco durante a aplicação e por isso sem tensão. Observa-se que não há convolução da fita após a aplicação (c).
Para avaliar a dor foi aplicada uma escala visual de 11 pontos (0 a 10), com 0 correspondendo ausência de dor e 10 dor máxima. Na avaliação da função, foi utilizado o The Roland Morris Disability Questionnaire, composto de 24 itens que descreve as atividades diárias que os sujeitos encontram dificuldades de realizar. Quanto maior o número de atividades avaliadas, maior o nível de incapacidade.
Após 4 semanas de intervenção, ambos os grupos avaliados apresentaram pequenas reduções similares na dor e na incapacidade, sem diferenças estatísticas entre as duas condições de tratamento. Os resultados com e sem tensão (e convolução), tão importante para a eficiência, não mostrou diferenças quando comparado com a aplicação sem tensão, o que podemos concluir que não é a tensão o fator preponderante para o sucesso da terapia, o que muda a teoria que as convoluções da fita são parte do processo de melhora. Essas melhoras não se sustentaram após 12 semanas de intervenção, o que reforça a necessidade de uma intervenção mais completa, com exercícios por exemplo, para que os resultados se mantenha por um período mais prolongado.

FONTE: Parreira Pdo C; Kinesio taping to generate skin convolutions is not better than sham taping for people with chronic non-specific low back pain: a randomised trial.; June 2014 -Volume 60, Issue 2, Pages 90–96.

Nenhum comentário:

Postar um comentário