quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Testes Ombro - Parte 2

Sinal de Hawkins
Estimular movimentos que comprimam o tendão do bíceps, Supraespinhoso e bursa Subacromial. O teste é positivo se o paciente relata dor após a rotação interna do ombro.

Sinal de Yocun
Mais um teste utilizado para diagnosticar síndrome do impacto. O paciente coloca sua mão no ombro não testado e eleva o braço ativa ou passivamente (auxílio do terapeuta). O teste é positivo se o paciente relatar dor na região anterior do ombro durante a manobra.

Sinal de Jobe
O paciente deve ser posicionada com os ombros a 90° de abdução, 30º de abdução horizontal e em rotação interna. O terapeuta realiza uma pressão para baixo com uma resistência imposta pelo paciente. O teste é positivo se o indivíduo relatar dor na região do tendão do supraespinhoso.

Teste Palm-Up
O teste serve para detectar tendinite do bíceps. O paciente fica com o ombro fletido a 90º e o cotovelo estendido e supinado. O terapeuta resiste à flexão do ombro e se este relatar dor no sulco bicipital, o teste pode ser considerado positivo.

Teste de Yergason
O teste para diagnosticar tendinite do bíceps mais conhecido. O teste é considerado positivo se o paciente relata dor durante uma supinação resistida com o cotovelo a 90°.

Manobra de Patte
Testa a integridade do músculo Infraespinhoso. Se houver dor ou perda de força durante o movimento de rotação externa do ombro, indica alteração neste músculo. Este teste deve necessariamente haver uma comparação com o lado contra-lateral.

Teste de Força para o Subescapular
O indivíduo coloca o dorso da mão na lombar e o terapeuta solicita que o individuo afaste suas mãos. Observar se há dificuldade em realizar a manobra e comparar se existe diferença entre os lados.

FONTE: Cadernos de Saúde - Manual de avaliação do sistema músculo-esquelético em Fisioterapia - COOPMED, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário