quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Testes do Quadril - Parte 1

Teste de Faber (Patrick)
O avaliado realiza um "4" com os MMII e o examinador estabiliza a crista ilíaca do lado estendido e com a outra mão na parte medial do joelho força a abdução e rotação externa. Dor na região antero-lateral do quadril indica disfunção no quadril, caso a dor se localize na parte posterior, provavelmente essa dor é de origem sacro-ilíaca.


Teste de Craig
O objetivo do teste é avaliar a anteversão ou retroversão femoral. O examinador localiza o trocânter maior e raliza a rotação interna do quadril até o momento que deixe de palpar o trocânter. Medir o ângulo formado entre a tíbia e uma linha vertical imaginária. Ângulos maiores indicam anteversão femoral.

Teste de Thomas
O objetivo do teste é avaliar possível encurtamento do Iliopsoas. O paciente faz flexão de quadril e joelho ("abraça a perna"), e se a perna contralateral se elevar da superfície, indica que o músculo está encurtado.  É importante comparar os lados em busca de encurtamentos assimétricos. Com a perna estendida posicionada fora da maca, se o joelho estender durante a manobra, neste caso o Reto Femoral estará encurtado.

Teste de Ober
O objetivo do teste é avaliar encurtamento da banda iliotibial. Realizar com o membro avaliado extensão do quadril. Se durante o teste o membro testado se mantiver suspenso após a manobra, indica teste positivo.

Teste do Piriforme
O objetivo é avaliar a síndrome do piriforme. O paciente é posicionado em decúbito lateral com o membro avaliado em flexão de quadril e com o pé apoiado na região posterior do joelho estendido. O avaliador força uma adução e rotação interna. O teste é positivo se o paciente relatar dor irradiada.

FONTE: Cadernos de Saúde - Manual de avaliação do sistema músculo-esquelético em Fisioterapia - COOPMED, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário