terça-feira, 23 de junho de 2015

Artroscopia e Osteoartrose

Estudo publicado na BMJ (Abril/2015), avaliou os benefícios e danos da artroscopia nos joelhos de pacientes portadores de gonartrose, seja por meio do debridamento, de uma meniscectomia ou ambos. Para isso foi feito uma revisão sistemática e uma metanálise de artigos indexados nas principais bases de dados. Para análise dos benefícios, foi calculado o tamanho do efeito, que avalia mais do que a significância estatística, a significância ou a importância pratica.
Na avaliação da dor foi encontrado uma pequena diferença entre o grupo onde ocorreu a intervenção cirúrgica e o grupo controle. Quando a dor foi avaliada em diferentes tempos de pós-operatório, a diferença só se manteve significativa até os primeiros três a seis meses, após este período o efeito desapareceu. Na avaliação da função física não houve diferença significativa entre os grupos. Com relação aos danos causados pela artroscopia, a trombose venosa profunda foi a alteração mais citada nas artigos avaliados, com 4,3 eventos por 1000 pacientes atendidos, seguido de infecção, embolia pulmonar e morte.
FONTE: Arthroscopic surgery for degenerative knee: systematic review and meta-analysis of benefits and harms; BMJ, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário