segunda-feira, 22 de junho de 2015

Síndrome Patelofemoral - Tratamento

Diversos protocolos tem sido propostos no tratamento da síndrome patelofemoral (SPF), incluindo o fortalecimento do quadríceps, bandagens, alongamento e biofeedback. Nenhuma intervenção tem se mostrado ser mais eficaz entre elas. Recentes estudos mostram uma associação entre pobre controle motor, principalmente de abdutores e rotadores externos do quadril, com a SPF. A diminuição da atividade excêntrica dos abdutores e rotadores permitiriam uma maior adução e rotação interna do membro durante atividades de descarga de peso, o que causaria maior estresse na articulação patelo-femoral (LEETUN, 2003).
Com o objetivo de testar esta hipótese, Nakagawa et al. (2008) testaram dois protocolos diferentes: o primeiro protocolo consistiu de mobilização da patela, alongamento do quadríceps, gastrocnêmio, BIT e isquiotibiais e fortalecimento do quadríceps em cadeia cinética aberta e fechada. O segundo protocolo consistiu dos mesmos exercícios, acrescentado de exercícios de fortalecimento e exercícios funcionais do transverso do abdome, abdutores do quadril e rotadores externos. 
(Quadro traduzido e adaptado do original)

Segundo os autores, após 6 semanas de intervenção, houve melhoras significativas na dor e na atividade EMG do músculo glúteo médio do grupo intervenção em comparação com o grupo controle. Diante dos resultados, os autores sugerem a inclusão destes exercícios no tratamento de portadores da SPF.
Fonte: The effect of additional strengthening of hip abductor and lateral rotator muscles in patellofemoral pain syndrome: a randomized controlled pilot studyClinical Rehabilitation 2008; 22: 1051–1060

Nenhum comentário:

Postar um comentário