quinta-feira, 11 de junho de 2015

Efeito do Alongamento na Flexibilidade dos Isquiotibiais

O objetivo do estudo foi investigar na literatura, através de uma revisão sistemática, qual a melhor posição, técnica e duração do alongamento que melhora a flexibilidade dos isquiotibiais (ITB) na população assintomática. 

Efeitos da Posição: (Em pé, sentado ou Decúbito Dorsal)
Segundo os estudos revisados, todas as posições pesquisadas mostraram melhoras na flexibilidade quando comparadas com o grupo controle, sem diferenças entre as posições.

Efeitos da Técnica:
As técnicas avaliadas foram: os alongamentos estáticos e PNF. De acordo com a tabela mostrada abaixo, as técnicas que utilizaram o alongamento estático, quando comparado com a PNF, obtiveram melhores resultados, porém sem diferenças significativas. Todas as técnicas mostraram melhora na flexibilidade quado comparados com o grupo controle. Somente 4 dos 28 artigos avaliados na revisão, compararam a eficiência de diferentes técnicas na melhora da flexibilidade.

Efeitos da Duração:
Parece que o tempo de 30 segundos é o ideal, não havendo diferenças quando comparados com tempos superiores a este. Os estudos também mostraram que tempos menores com mais repetições obtiveram resultados similares. Alguns autores sugerem que o tempo total de alongamento seja mais relevante que o tempo de cada repetição. O tempo de intervenção também mostrou diferenças, ou seja, estudos que tiveram um tempo de acompanhamento maior, obtiveram resultados melhores quando comparados com apenas uma intervenção. Na tabela abaixo são mostrados os estudos com os protocolos avaliados.

É importante salientar, que os autores chamam a atenção, para a fraca metodologia dos estudos avaliados, e colocam como limitações, o tipo de público avaliado (sujeitos assintomáticos) e a impossibilidade de realizar uma metanálise dos resultados, o que também impossibilita a generalização.
 Este estudo demonstra como fato relevante, que independente da técnica, da posição e da duração do alongamento, os sujeitos apresentarão melhoras na flexibilidade quando comparados com o grupo controle, que são os indivíduos que não fizeram nenhum tipo de intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário