sexta-feira, 12 de junho de 2015

Tendinopatia Patelar e Obesidade

Há relação do aparecimento da tendinopatia patelar com o excesso de peso? a obesidade pode ser considerada fator de risco para o desenvolvimento de tendinites no tendão patelar, fonte de dor anterior do joelho?
É justamente estas perguntas que o artigo que discutiremos quer mostrar. O objetivo é avaliar, através da RNM, a prevalência de tendinopatia patelar em indivíduos assintomáticos e relacionar com o excesso de peso. 

Por que avaliar indivíduos assintomáticos? Para evitar a conclusão que a tendinopatia e a com isso a diminuição funcional é que causaram a obesidade e não a obesidade que causou a patologia. A escolha deste grupo de sujeitos evitaria esta associação.

A patologia já é relatada na literatura como comum em jovens atletas de elite ou não, que praticam esportes de alto impacto e alta demanda para força do tendão patelar, como vôlei e futebol. A prevalência pode chegar a 41% destes atletas, o que representa um número significativo. Já na população de não atletas com idade mais avançada, até então não haviam dados consistentes sobre a prevalência, este estudo mostrou que esta fica em torno de 28% da população estudada, o que também não deixa de ser significativo.
Os resultados do estudo também mostraram uma associação importante entre a tendinopatia, diagnosticada por meio da RNM, e o excesso de peso atual, e também com o histórico de obesidade, ou seja, sujeitos que eram obesos de longa data. Como os sujeitos avaliados não apresentavam alterações clínicas nos joelhos avaliados, pode-se concluir que a obesidade que foi a causadora da alteração e não a limitação das atividades decorrentes da dor que causou a obesidade. O estudo não mostrou relação da tendinopatia com a composição corporal (massa gorda e massa livre de gordura). Achado que corrobora com estudos realizados com atletas de basquetebol feminino. Esta ausência de associação com a composição corporal e a presença de associação com o excesso de peso, sugerem um efeito mecânico do peso sobre a integridade do tendão, o que também confirma os achados encontrados nos atletas, que são submetidos a altas cargas mecânicas, decorrentes das forças geradas durante a pratica esportiva.
Mesmo diante de um número considerável de sujeitos (n=279), estes resultados precisam ser confirmados por estudos longitudinais, com objetivo de identificar outros possíveis fatores causadores da tendinopatia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário