sexta-feira, 26 de junho de 2015

Eficácia dos Exercícios na Síndrome Patelofemoral

A SPF é uma patologia comum em indivíduos fisicamente ativos, mas a etiologia e o tratamento ainda é um assunto controverso na literatura. A intervenção amplamente aceita é o exercício físico, porém quais exercícios são mais eficientes, não sabemos. Vários posts sobre o assunto já foram publicados, demonstrando a importância, relevância e ao mesmo tempo a confusão que ronda este assunto. Para completar a discussão e tentar jogar uma luz sobre o assunto, foi recentemente publicada mais uma metánalise na Physical Therapy de dezembro de 2014, que avaliou qual tipo de exercício seria mais eficiente no tratamento da SPF.

Foram analisados 15 estudos que respeitaram os critérios de inclusão totalizando 749 participantes. Quanto a frequência dos exercícios, 4 estudos orientaram exercícios todos os dias da semana, 9 estudos de 3-5 vezes por semana e 2 estudos 2 vezes por semana. Somente 6 estudos informaram suficientemente sobre a carga dos exercícios realizados, o que é um importante limitador no uso das demais referências na prática clínica. Os exercícios normalmente realizados, envolviam o fortalecimento do quadríceps femoral e músculos do quadril (em cadeia cinética aberta e fechada), treino de propriocepção e flexibilidade.
Segundo os autores, a análise dos estudos indicaram que o exercício é uma importante ferramenta no tratamento da SPF independentemente do tempo de acompanhamento ("Follow-up"), porém qual protocolo de exercícios sobressai nos resultados, este estudo ainda não oferece respostas conclusivas.
Por causa da complexa etiologia da síndrome, mesmos os exercícios, devem ser adaptados às características de cada paciente, reforçando a necessidade de uma avaliação individualizada e criteriosa.
Dos 15 estudos avaliados, selecionei o estudo de KHAYAMBASHI et al. (2012) que utilizou como protocolo de exercício somente o fortalecimento dos abdutores e rotadores externos, realizados 3 vezes por semana durante 8 semanas. O grupo intervenção foi comparado com o grupo controle que não realizou nenhum tipo de atividade. 
O protocolo proposto foi:
  •  Aquecimento de 5 minutos por meio de uma caminhada;
  • 20 minutos de exercícios de fortalecimento da musculatura do quadril;
  • 5 minutos de desaquecimento.
O fortalecimento foi realizado por meio de faixas elásticas e graduação da resistência obedeceu ao critério de cor. a tabela abaixo mostra a sobrecarga e a progressão ao longo das semanas.
Os exercícios propostos no protocolo foram:

Os autores concluíram após as 8 semanas de intervenção, que os exercícios propostos melhoraram a condição geral do paciente, quando comparado com o grupo controle, mesmo após 6 meses de término do estudo. Como consequência, concluem também que estes resultados justificam a inclusão destes exercícios num programa de tratamento para pacientes com SPF.
FONTE: Effectiveness of Exercise Therapy in Treatment of Patients With Patellofemoral Pain Syndrome: Systematic Review and Meta-Analysis - December 2014/Volume 94/Number 12 - Physical Therapy
The Effects of Isolated Hip Abductor and External Rotator Muscle Strengthening on Pain, Health Status, and Hip Strength in Females With Patellofemoral Pain: A Randomized Controlled Trial - January 2012 | Volume 42 | Number 1 JOSPT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário