quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Alongamento para Fascite Plantar


Há um consenso na literatura que dois fatores biomecânicos importantes, a hiperpronação e a diminuição na ADM de dorsiflexão do tornozelo, são responsáveis pelas patologias da fáscia plantar. Do ponto de vista clínico, parece provável que esses dois fatores estejam ligados, na medida em que a falta de dorsiflexion, levará um indivíduo hiper-pronar o pé para compensar a falta de movimento na articulação talo-crural durante a marcha.
Uma intervenção clínica chave na fascite plantar é a recomendação de se prescrever um programa de alongamento para o gastrocnêmio e o sóleo. Isto é geralmente executado na posição de inclinação na parede (Figura abaixo) com o joelho estendido para os gastrocnêmios e fletido para o sóleo.



Entretanto, a posição correta de alinhamento do membro inferior é fundamental para um efetivo alongamento. Utiliza-se duas marcas para orientar o paciente, uma marca no meio do pé, entre o segundo e o terceiro metatarso, e outra marca no meio do fêmur, há 5 cm do joelho.

O paciente agora pode usar o alinhamento vertical das duas marcas para executar o alongamento tanto no gastrocnêmio quanto no sóleo corretamente. Isso produz um estiramento direcionado ao músculo pretendido e preserva o alinhamento do pé. Para qualquer paciente que tenha uma tendência a hiper-pronar, este alinhamento promove uma forte sensação de estiramento.


A maioria dos pacientes que fazem uma pronação excessiva, precisará rodar lateralmente o quadril para trazer a marca do fêmur para o alinhamento vertical com a marca do pé. Isto é melhor feito com os joelhos levemente flexionados. Eles então estendem os joelhos e mantêm o novo alinhamento com rotação externa no quadril. Tente fazer com que o paciente relaxe os pés e os dedos. O esforço principal de re-alinhamento vem dos rotadores externos do quadril, não por participação ativa dos dedos ou pela inversão do pé. Se os sujeitos são incapazes de obter o alinhamento adequado sem supinar excessivamente o pé, isso pode indicar um problema estrutural como a anteversão femoral, e o teste de Craig seria apropriado para verificar isso. O paciente é instruído a praticar o alongamento para ajudá-los a se familiarizarem com a posição recém-alinhada.



FONTE: Calf stretching in correct alignment. An important consideration in plantar fasciopathies; M. Silvester / Journal of Bodywork & Movement Therapies 21 (2017) 212-215.

Nenhum comentário:

Postar um comentário