sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Como fortalecer o Vasto Medial Oblíquo?

A síndrome patelo-femoral tem múltiplos fatores causadores. Um destes fatores é fraqueza e o atraso na ativação do vasto medial oblíquo (VMO) em comparação com o vasto lateral (VL), que permite a lateralização da patela nos diversos movimentos do joelho.
Será que é existe algum exercício especifico para fortalecer o VMO e estimular sua ativação em comparação com o vasto lateral?
Tae-kyung Lee et al, publicaram um estudo no The Journal of Physical Therapy Science em 2016, que procurou investigar os efeitos dos exercícios de agachamento com vários acessórios, incluindo uma bola de ginástica, uma pequena rampa e uma faixa elástica, no nível de ativação do VMO. Um total de vinte indivíduos saudáveis sem história de lesões neurológicas, músculo-esqueléticas ou dor nos membros inferiores foram recrutados. Todos os indivíduos realizaram quatro tipos de agachamento: o exercício de agachamento convencional, o exercício de agachamento com uma bola entre os joelhos associado com adução do quadril, o exercício de agachamento sobre uma pequena rampa e o exercício de agachamento com uma faixa elástica.

O exercício de agachamento convencional (SE1) é uma postura estática mantida por 6 segundos com os membros inferiores na direção dos ombros e os calcanhares plantados firmemente no chão, enquanto o sujeito dobra os joelhos até um ângulo de 90 graus. O segundo tipo de agachamento (SE2) é semelhante ao SE1 porém com uma bola de ginástica entre os joelhos realizando uma adução dos quadris durante o agachamento. O SE3 é um exercício de agachamento sobre uma pequena rampa. O exercício de agachamento com uma banda elástica (SE4) é também uma extensão de SE1 porém com uma faixa elástica acima do joelhos onde os sujeitos realizam uma abdução do quadril durante o exercício. Os dados de EMG dos músculos VL e VMO foram coletados durante os exercícios de todos os sujeitos.
Os resultados mostraram que não houve diferença significativa do nível de ativação do VMO nos diversos agachamentos. O nível de ativação foi maior no SE1 e no SE3, porém só foi significativo quando comparou o SE3 com SE4, com vantagens para o SE3. Na relação do VMO com o VL, parece que SE1 é o mais efetivo para fortalecer o VMO seletivamente.



Apesar desses resultados, há vários pontos que precisam ser confirmados. Uma vez que os resultados do presente estudo não considerou o ângulo da rampa, a força de adução induzida pela bola e a resistência induzida pela faixa elástica. Um estudo adicional deve ser realizado para tornar os resultados mais claros.

FONTE: Tae-kyung Lee, et al; J. Phys. T 1072 her. Sci. Vol. 28, No. 3, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário